STJ afasta deserção por troca de guias do preparo do recurso

deserção

O relator dos embargos no STJ, ministro Og Fernandes.

Por: Projeto Exame de Ordem | Cursos Online

A Corte Especial do STJ deu provimento a embargos de divergência que discutiam a validade de pagamento da GRU quando houve troca de guias do preparo do recurso.

A recorrente gerou a GRU Simples e efetivou o pagamento por transferência eletrônica disponível (TED) no terminal da Caixa, em vez de ter gerado a guia GRU DOC/TED.

O relator dos embargos, ministro Og Fernandes, ponderou que a Guia de Recolhimento destinada ao pagamento indicou corretamente o STJ como unidade, além do nome, do CNJP e do processo; e, tal qual precedente da Corte, o valor foi entregue e pago ao STJ, apenas o instrumento é que foi inadequado.

Assim, concluiu S. Exa., gerar GRU simples mas efetivar o pagamento pela Caixa não pode acarretar conclusão de que o valor não foi endereçado ao destinatário. Dessa forma, afastou a deserção e determinou o prosseguimento do feito.

O voto do ministro foi acompanhado por todos os ministros da Corte Especial.

Fonte: Migalhas

 

 Estude conosco e tenha a melhor preparação para a 1ª e 2ª fases do XXV Exame de Ordem!
matricule-se 3

O Gran Cursos Online desenvolveu o Projeto Exame de Ordem focado na aprovação dos bacharéis em Direito no Exame Nacional da Ordem dos Advogados do Brasil. A renomada equipe de professores, formada por mestres, doutores, delegados, defensores públicos, promotores de justiça e especialistas em Direito, preparou um método online que dará o apoio necessário para o estudante se preparar e conseguir a aprovação. O curso proporciona ao candidato uma preparação efetiva por meio de videoaulas com abordagem teórica, confecção de peças jurídicas e resolução de questões subjetivas. É a oportunidade ideal para aqueles que buscam uma preparação completa e a tão sonhada carteira vermelha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *