Nervosismo em exames e provas

nervosismo

Por: Projeto Exame de Ordem | Cursos Online

“Eu sabia tudo, mas só lembrei a resposta depois que entreguei a prova!”

“Parece que quanto mais estudo menos sei!”

Passar numa prova, seja ela concurso público, vestibular ou Exame de Ordem da OAB pode depender tanto dos conhecimentos adquiridos nos estudos como do estado mental na hora de responder esta prova.

Há uma quantidade enorme de pessoas sendo injustiçadas – por si mesmas – e não assumem cargos que merecem, entram na faculdade que desejam ou iniciam logo suas atividades como advogados por não conseguirem a devida tranquilidade na hora da prova e finalmente conseguir colocar no papel todo o conhecimento que tem mas que só surge na lembrança depois que entregam a prova.

Este nervosismo pode aparecer apenas na hora em que sentou diante da prova, um dia antes, uma semana antes ou ser continua desde o momento em que soube que precisará responder a tal prova.

Creio que não há tantas pessoas no mundo que desfrutem da sensação de ser avaliado, testado ou julgado por outros. Normalmente não damos o direito de que outras pessoas digam o quanto somos capazes. Mas as provas são necessárias, existem há muito tempo e não deixarão de existir. Não há como nos livrar delas. O melhor caminho será fazer as pazes com elas e enfrenta-las com serenidade. Mas como?

Uma grande quantidade de pessoa já procuraram psicólogos em sua clinicas de psicologia para tratarem justamente desta ansiedade específica.

O psicólogo pode seguir alguns caminhos para atingir esta meta. Ele pode analisar o quanto esta prova representa para você outras situações semelhantes já vividas e que deixaram traumas. Pode analisar o quanto você mesmo se boicota, ou seja, inconscientemente não deseja passar nesta prova. Ou pode ir direto ao assunto e lhe treinar para estar mais à vontade na hora da prova e não deixar que o nervosismo influencie. Todos são caminhos uteis.

Vivências anteriores onde fomos excessivamente cobrados ou pessoas importantes demonstraram decepção por nosso desempenho podem deixar marcas a ponto de dificultar o enfrentamento de situações onde tenhamos que demonstrar nossa capacidade – isto é, provas e exames. Há um medo interno de não sermos capazes. Outra origem deste medo pode ser a falta de preparo ao longo da infância para lidar com situações similares. Os pais devem, desde muito cedo, acolher seus filhos e prepara-los para estas situações difíceis.

 

Fonte: marisapsicologa.com.br

 

Estude conosco e tenha a melhor preparação para o XXIII Exame de Ordem!
matricule-se 3

O Gran Cursos Online desenvolveu o Projeto Exame de Ordem focado na aprovação dos bacharéis em Direito no Exame Nacional da Ordem dos Advogados do Brasil. A renomada equipe de professores, formada por mestres, doutores, delegados, defensores públicos, promotores de justiça e especialistas em Direito, preparou um método online que dará o apoio necessário para o estudante se preparar e conseguir a aprovação. O curso proporciona ao candidato uma preparação efetiva por meio de videoaulas com abordagem teórica, confecção de peças jurídicas e resolução de questões subjetivas. É a oportunidade ideal para aqueles que buscam uma preparação completa e a tão sonhada carteira vermelha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *