Não tenha medo! Lute! O gigante que te afronta, também te prepara.

Por: Projeto Exame de Ordem | Cursos Online

Não tenha medo! Lute! O gigante que te afronta, também te prepara. Texto nosso abaixo:

Não temas o “inimigo”, que é a prova do Exame de Ordem. Lutar é se preparar para ele e por ti mesmo. Reclamar das adversidades é saudável até certo ponto. Mas pense se você vai reclamar para um cliente que a causa dele é difícil! Fará isso? Penso que não.

A classe de advogados sempre lutou por paridade, tratamento equânime em tribunais e outras galhardias perante juízes e promotores. E está certíssima de assim fazê-lo. Certíssima.

Mas deve partir da premissa que os exames de acesso dessas Carreiras não cobram o bê a bá do Direito. Vão mais além. É claro que isso não pode ser para quem está dando os primeiros passos na vida juridica, saindo ou já egresso da universidade. Claro que não.

Imagina você se um time de futebol se negasse a entrar em campo porque, dentro do campeonato, o adversário é muito superior. Melhor que esse time venha bem preparado e lute, pois esse gigante que te afronta, também te prepara.

E porque não pensar nos contratempos da vida, que são de difícil solução. Taí mais um daqueles gigantes desafiadores, cuja dor acusada por eles deixa marcas, mas aos poucos vamos nos fortalecendo e os enfrentando. Desígnios de Deus são de Deus.

Sorte daqueles que assimilarem o golpe. Outros tempos ocorrem em quase tudo na vida. A TV era analógica e virou digital. Os carros eram mais simples e hoje são turbo digitais. O telefone era discado e hoje é digital. No futuro será um nano no pulso que a tela será virtual. Tudo muda!

Obviamente que as mudanças devem seguir proporcionais à realidade. À realidade das universidades públicas e privadas. À realidade do ensino no Brasil, que deve ser puxado sempre para cima, de tempos em tempos. À realidade social brasileira. Enfim, ao nosso modo. Mas sem acomodação. É o grande desafio do novo milênio. Até o Exame de Ordem pode estar passando por essas etapas. Por que não?

Tenhamos a sapiência de acompanhar essa evolução. Vamos pedir ponderação? Vamos. Vamos pedir objetividade nos Editais e estabelecimento de programa mínimo? Vamos. Mas vamos aprender a evoluir e aceitar que a evolução de tudo vem para nos desafiar e nos fazer melhor. Será melhor para todos nós advogados e para o futuro desta nação perdida.

Sejamos mais cobrados de nossas capacidades e de nossas responsabilidades, pois a vida ao mesmo tempo que cobra e presenteia, também pune. Tenhamos atenção quanto a isso.

Afinal….Não tenha medo! Lute! O gigante que te afronta, também te prepara.

Prof. Marcelo Borsio


 

 Delegado da Polícia Federal. Possui graduação em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, é mestre e doutor em Direito Previdenciário pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Pós-Doutor em Direito da Seguridade Social pela Universidade Complutense de Madrid. Especialista em Direito Tributário pela PUC-SP. Autor de algumas obras no tema, inclusive com o Prof° Luiz Flávio Gomes, palestrante pelo país, professor e coordenador de Pós-Graduação de Direito Previdenciário e da Prática Previdenciária. Coordenador Científico do Projeto Exame de Ordem. 

 

 


 

Estude conosco e tenha a melhor preparação para a 2ª fase do XXIII Exame de Ordem!
matricule-se 3

O Gran Cursos Online desenvolveu o Projeto Exame de Ordem focado na aprovação dos bacharéis em Direito no Exame Nacional da Ordem dos Advogados do Brasil. A renomada equipe de professores, formada por mestres, doutores, delegados, defensores públicos, promotores de justiça e especialistas em Direito, preparou um método online que dará o apoio necessário para o estudante se preparar e conseguir a aprovação. O curso proporciona ao candidato uma preparação efetiva por meio de videoaulas com abordagem teórica, confecção de peças jurídicas e resolução de questões subjetivas. É a oportunidade ideal para aqueles que buscam uma preparação completa e a tão sonhada carteira vermelha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *