Grande Reprovação na 1ª Fase: padronização já! Exame de Ordem não é mais que concursos! 

Por: Projeto Exame de Ordem | Cursos Online

Verdade! Mais de 85% de reprovados. Nem dá para acreditar. As principais razões são resumidas em duas:

1- Prova com nível de dificuldade bem acima do normal;
2- Edital não vem objetivamente citando item à item, como em concurso público, tudo o que deseja avaliar.

E cabem aqui alguns comentários inevitáveis.

A nova era de dificuldade pode se estabelecer como regra para as próximas provas da OAB. Eu disse: pode. Não quer dizer que será, pois pode ser repensada a ideia, por parte da FGV/OAB. Até porque um quantitativo de menos de 15% de aprovados, ainda na 1ª Fase, demonstra alguma fragilidade: não só de preparação, mas mais ainda de deslealdade quanto à objetividade do Edital.

Sendo objetivo doravante, como se quer, não resta dúvida que a dificuldade virá para ficar.

Agora, não concordamos que a situação de ausência de objetividade, item à item, continue. Injusto com os candidatos. Qual edital bater nos estudos entre quase 8 mil leis a ler? Nem concurso público possui essa COVARDIA.

No entanto, posta a objetividade no Edital futuro,  não deve o candidato reclamar de dificuldades do Exame, pois deve bem se preparar. E com quem entende de aprovações atualmente: Projeto Exame de Ordem do Gran Cursos Online.

Entretanto, pode ocorrer dos recursos interpostos serem aprovados em algumas questões: civil, internacional, Ética, administrativo, Tributário etc. Pelo menos são esses que vimos em vários cursos por aí. O Projeto Exame de Ordem pontuou e publicou, no Blog Projeto Exame de Ordem, alguns deles.

Achamos que seria essa boa forma de redenção da Banca FGV/OAB por ter “caprichado” na dificuldade sem ter correspondente objetividade no Edital. Fora disso é lambança. Anulando duas ou três, em que há fundamento para isso, o percentual de reprovação descerá bastante.

Conhecemos muitos alunos que estão por duas ou três para 40. Sugerimos estudar para a 2ª Fase quem estiver nessa condição. Nossos cursos de 2ª Fase estão muito bem didáticos, atualizados e aptos para sua aprovação. Muitos já foram aprovados. Clique nas imagens abaixo e confira as histórias de quem conquistou a aprovação: 

E entendemos que a 2ª Fase também pode ser mais branda. 

Caso não haja nenhuma ou outra situação, temos convicção que a FGV estará com seus dias contados para prosseguir à frente da avaliação do Exame de Ordem. Assim foi com o CESPE, por inúmeros problemas, e assim poderá ser com a FGV.

Há outras ótimas Bancas por aí bem interessadas em assumir o certame.

Entretanto, em conversa que tivemos com pessoas de bastidores da FGV/OAB, estão afirmando que haverá anulações para suavizar o problema. A pressão está bem grande. 

No mais, resta-nos aguardar o resultado dos recursos e do próximo Edital. Aliás, o Exame de Ordem é uma ficção e não retrata a realidade da Advocacia no dia a dia. 

Feliz aqueles que se envergonham de seus maus atos e buscam fazer um novo fim. 
“Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim.” Chico Xavier

Abraços fraternais.

Prof. Marcelo Borsio 
Coordenador Projeto Exame de Ordem 
Coordenador do Projeto Exame de Ordem e Científico Geral dos Preparatórios Jurídicos


Marcelo Borsio – Delegado da Polícia Federal. Possui graduação em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, é mestre e doutor em Direito Previdenciário pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Pós-Doutor em Direito da Seguridade Social pela Universidade Complutense de Madrid. Especialista em Direito Tributário pela PUC-SP. Autor de algumas obras no tema, inclusive com o Prof° Luiz Flávio Gomes, palestrante pelo país, professor e coordenador de Pós-Graduação de Direito Previdenciário e da Prática Previdenciária. Coordenador Pedagógico do Projeto Exame de Ordem. 

 

 


 

2ª Fase da OAB é no Projeto Exame de Ordem!! Matricule-se!
matricule-se 3

O Gran Cursos Online desenvolveu o Projeto Exame de Ordem focado na aprovação dos bacharéis em Direito no Exame Nacional da Ordem dos Advogados do Brasil. A renomada equipe de professores, formada por mestres, doutores, delegados, defensores públicos, promotores de justiça e especialistas em Direito, preparou um método online que dará o apoio necessário para o estudante se preparar e conseguir a aprovação. O curso proporciona ao candidato uma preparação efetiva por meio de videoaulas com abordagem teórica, confecção de peças jurídicas e resolução de questões subjetivas. É a oportunidade ideal para aqueles que buscam uma preparação completa e a tão sonhada carteira vermelha.

<

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *