Coluna Prestes a Passar – Terapia da aprovação: um planejamento com entusiasmo e motivação para ter a carteira da OAB

coluna-prestes-a-passar-1080Diz um velho ditado: “Ano novo, vida nova”. Que tal iniciar o ano de 2017 mudando um pouco o “cérebro” de sua vida de estudos? Não basta ter novas estratégias geniais se, na execução, há uma mentalidade atrofiada, que já vai afirmando: “Vai começar tudo de novo…”. É necessário mudar essa expressão para: “Vai começar tudo novo”. Pois é, a TERAPIA DA APROVAÇÃO quer ser esta “injeção de ânimo” para aqueles que “levam” os estudos adiante, isto é, vocês, candidatos ao Exame de Ordem. Com uma mente mais relaxada, equilibrada e centrada, vamos re-programar todas as ações para que, de fato, todos olhem para um mesmo foco.

Vivenciamos recentemente o Natal, a festa da fraternidade e da solidariedade. Nesse momento, em geral, temos nossas esperanças renovadas, e somos envoltos por uma energia positiva e impulsionadora.

Que esse espírito continue ao longo do ano, no qual, por meio de uma tática estruturada, possamos transformar nossos estudos em importantes momentos de crescimento pessoal e profissional, alicerçados numa autêntica e sadia evolução.

Estudar por prazer e honra a você mesmo! E a quem também se dedica por você. Torce por você. Vibra por você. Fazer por onde, tirando energia da mais profunda essência de seu ser, para vencer. A derrota não é para você, só para fracassados! E você é forte porque em 2017, num dos 3 Exames de Ordem do ano (XXII, XXIII ou XXIV), você vai passar!

Para darmos esse importante passo em direção ao “novo”, é necessário entusiasmo. A palavra entusiasmo vem do grego “entheo”, que significa “a inspiração em nós”. Você não pode manter um nível de entusiasmo se não estiver feliz com a maneira como vive sua vida. Você pode fingir entusiasmo, mas as pessoas acabam enxergando seu interior.

Como você se sente e como diz ao mundo que se sente são comunicados feitos através de seus olhos. Hoje em dia, falamos muito em “foco” nos estudos, mas o olhar sobre ele deve ser de confiança e determinação, pois, caso o contrário, acabamos fazendo desses alvos uma mera ideologia que não trará resultados concretos. Trazer para a realidade e “formatar” nossos estudantes para a execução concreta e eficaz dos projetos de estudo sistematizado e direcionado, eis um dos grandes objetivos da TERAPIA DA APROVAÇÃO, do Projeto Exame de Ordem, do Gran Cursos Online.

A emoção segue a ação. Com a sorte, acontece algo semelhante: primeiro você precisa agir com sorte (ação) antes de se sentir com sorte (emoção). Quando você começa a andar mais depressa, acelerando o passo, as coisas começam a melhorar; as pessoas ao seu redor começam a enxergá-lo de uma maneira diferente.

Mas… Lembra-se da última vez em que chegou ao trabalho ou ao estudo sentindo-se deprimido(a)? Aqueles que o(a) rodeavam não tinham ideia de qual era o problema, apenas sabiam que algo estava errado. O que acontece quando você chega se sentindo “pra baixo” mais uma vez? As pessoas começam a pensar: “o que será que está acontecendo com ele(a)?” E se você chega deprimido pela terceira vez, essa é a forma pela qual as pessoas começarão a tratá-lo(a) dali em diante. O mais interessante é que você, na verdade, “pediu” para ser assim. Mas o contrário também acontece: quando você começa a demonstrar que se sente feliz e motivado(a), as pessoas passam a comentar como tudo deve estar indo bem em sua vida.

As pessoas adquirem o perfil comportamental de seu líder. Seja líder de si mesmo, ensina Augusto Cury. Daí a necessidade de termos, para cada futuro advogado, uma boa estratégia de estudos, individualizada e guiada, para que se entusiasme e se motive a conseguir sua Vermelhinha! O restante da ação vem por consequência.

A TERAPIA DA APROVAÇÃO deixa claro que você, líder de si mesmo, é o grande sujeito da ação. Sua atitude é determinante para o êxito ou para o fracasso de uma meta. Não adianta cobrar dos outros aquilo que não cobra de si mesmo. E, para isso, é preciso passar por um constante processo de estudo focado, com cronograma semanal seguido à risca, exercícios constantes e muita revisão.

Existe uma conexão fisiológica com o entusiasmo. O seu comportamento frente às pessoas é um termômetro. Quando estamos motivados, animados, cumprimentamos mais as pessoas, sorrimos mais, damos mais emoção à ação. É importante você se perceber e buscar se “contagiar” com pessoas otimistas.

Dentro de uma jornada de estudos, é importante, neste ano de 2017, que você pratique atividade física, tenha lazer e contato humano com amigos e familiares, pois o contato físico direto e o bom ambiente do relacionamento humano são imprescindíveis para a “saúde” de seu projeto pessoal: “serei advogado!”. Treinar a mentalidade de um profissional não é apenas mostrar uma realidade que ele tem de enfrentar, mas ajudá-lo a encontrar suas próprias capacidades para a transformação e superação dos obstáculos, sejam esses humanos ou técnicos, para alcançar determinado objetivo.

Enfim, a TERAPIA DA APROVAÇÃO vai ajudar a tornar os(as) nossos(as) estudantes – você – emocionalmente mais inteligentes e, portanto, mais flexíveis e otimistas.

Seus estudos tendem a render e você alcançará sucesso numa proporção duas vezes maior que os pessimistas. Quanto maiores os desafios e a garra para vencer, mais estarão investindo no laboratório da inteligência emocional.

Quando observamos uma muda de planta, sabemos que ela contém em si todas as possibilidades do vir a ser. Mudar é, pois, tornar-se. Quando insistimos em nos cristalizar em nossa maneira de ser, encarcerando a possibilidade de mudança, muitas vezes somos deixados para trás ou fracassamos.

Os verdadeiros líderes permanecem abertos, solidários, conseguem expor suas opiniões, e estão receptivos para ouvir, refletir e trocar ideias. Quando, para todas as perguntas, temos a mesma resposta, paramos de crescer…

Planejar um ano com os recursos da TERAPIA DA APROVAÇÃO é encontrar novas respostas para questões de ontem, de hoje e do amanhã no seu caminho de estudos, levando sempre em conta seu valioso patrimônio humano.

“A verdadeira viagem de descoberta não consiste em sair à procura de novas paisagens, mas em possuir novos olhos” – Marcel Proust.

“O entusiasmo é a centelha de seus olhos, o ritmo de sua marcha, a firmeza de sua mão, o irresistível surto de vontade e de energia para executar suas ideias. O entusiasmo está na base do progresso. Com ele, há realizações, sem ele, só existem álibis” – Henry Ford.

Portanto, faça de 2017 o ano de sua vida profissional: pratique essas lições, estude e conquiste sua carteira vermelha de advogado.

 

Seja fiel aos seus princípios e instintos. Não deixe nunca de lutar.

Luz e paz em sua caminhada.

 

Conte conosco!

Marcelo Borsio


Marcelo Borsio – Delegado da Polícia Federal. Possui graduação em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, é mestre e doutor em Direito Previdenciário pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Pós-Doutor em Direito da Seguridade Social pela Universidade Complutense de Madrid. Especialista em Direito Tributário pela PUC-SP. Autor de algumas obras no tema, inclusive com o Prof° Luiz Flávio Gomes, palestrante pelo país, professor e coordenador de Pós-Graduação de Direito Previdenciário e da Prática Previdenciária. Coordenador Pedagógico do Projeto Exame de Ordem. 

 

 


 

2ª Fase da OAB é no Projeto Exame de Ordem!! Matricule-se!

matricule-se 3

O Gran Cursos Online desenvolveu o Projeto Exame de Ordem focado na aprovação dos bacharéis em Direito no Exame Nacional da Ordem dos Advogados do Brasil. A renomada equipe de professores, formada por mestres, doutores, delegados, defensores públicos, promotores de justiça e especialistas em Direito, preparou um método online que dará o apoio necessário para o estudante se preparar e conseguir a aprovação. O curso proporciona ao candidato uma preparação efetiva por meio de videoaulas com abordagem teórica, confecção de peças jurídicas e resolução de questões subjetivas. É a oportunidade ideal para aqueles que buscam uma preparação completa e a tão sonhada carteira vermelha.

xxii-exame-de-ordem
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *