A preparação antecipada aliada à disciplina nos estudos, fizeram Eliel ser aprovado no XXII Exame antes de se formar

Por: Projeto Exame de Ordem | Cursos Online

Determinado a vencer o Exame da OAB antes de concluir a graduação, o mato-grossense, Eliel de Azevedo Lanzarini direcionou os estudos enquanto estava no 9º semestre para viabilizar essa conquista. Ciente de que com dedicação e disciplina essa meta era perfeitamente possível, ele arregaçou as mangas e estudou muito com esse objetivo.

Nesta entrevista, o GRAN aluno dará alguns detalhes sobre como foi o seu processo de preparação que culminou na sua aprovação no XXII Exame de Ordem, mesmo antes de concluir a faculdade.

Eliel conta que estudou aproximadamente 2 meses para a primeira fase do Exame de Ordem e mais dois meses para a prova prático-profissional. Antes do edital com as instruções do Exame serem publicadas, estudava 3 horas por dia já com foco no Exame. Depois da publicação do edital, aumentou a carga horária, estudando cerca de 4,5 horas por dia direcionadas para a OAB. Nesse período, ele teve que priorizar tudo aquilo que era de grande relevância para o Exame, sem esquecer das disciplinas da faculdade.

Com a objetividade pautando a sua rotina de estudos, ele lembra que priorizou ler as leis mais importantes para o Exame e focou nas videoaulas, que davam uma orientação sobre o que era mais importante de cada conteúdo. “Minha preparação para a primeira fase durou aproximadamente 2 meses. Li bastante o Vade Mecum, a legislação seca. Assisti também a muitas videoaulas do curso e muitas aulas gratuitas do canal do Gran Cursos Online no Youtube. Li muito pouco doutrina, a primeira fase exige pouca doutrina, é mais letra de lei mesmo.”

Enquanto se preparava para a primeira fase, Eliel lembra que gostava de dinamizar os conteúdos e estudar as disciplinas simultaneamente, ou seja, não gostava de ficar um dia inteiro por conta de apenas uma disciplina, visto que a prova cobra uma ampla gama de matérias da grade curricular do Direito. “Uma técnica de estudo que eu indico para os alunos é dividir as matérias nos dias de estudos, por exemplo estudar Direito Constitucional e logo depois estudar Direito Administrativo e assim por diante.”

Apesar da técnica de fazer resumos dos conteúdos ser muito disseminada entre os alunos e estudantes, ele acreditou que resumindo todos os conteúdos relevantes de todas as matérias perderia muito tempo. Assim, optou por algumas técnicas de revisão que levavam menos tempo, mas que com ele, foram muito eficientes.

“Eu não costumava fazer resumos, acho que a pessoa perde muito tempo fazendo resumos, a não ser que a pessoa tenha bastante tempo para se preparar. Alguns assuntos em que eu estava com dificuldade para aprender ou fixar os conceitos eu utilizava as técnicas mnemônicas. Mas não tinha o hábito de escrever muito no caderno.”

Enquanto se preparava para a OAB, Eliel ainda cursava faculdade e estagiava no Fórum de sua cidade. Isso demandou muita organização e disciplina do aluno para conseguir dividir bem os horários, dando a devida atenção para cada atividade. Mas ele lembra que o estágio no fórum foi muito enriquecedor para seus conhecimentos. “Faço estágio no fórum e isso me ajudou muito. O estágio multiplica seus conhecimentos, mormente quando da elaboração das peças, embora eu tenha escolhido o Direito do Trabalho, embora eu tendo escolhido o Direito do Trabalho para a 2ª fase.”

Sobre a preparação para a 2ª fase, o GRAN aluno comenta que é importante que o candidato escolha uma disciplina que goste, que tenha uma boa base, ou que pelo menos tenha afinidade. Afinal, a prova prático-profissional exige que o aluno tenha um bom nível de aprofundamento na disciplina que escolheu para responder às questões e elaborar a peça. “Eu escolhi Direito do Trabalho para a realização da prova prático-profissional pelo fato de que o meu estágio supervisionado na faculdade foi em cima de Direito do Trabalho. Com isso, achei a disciplina mais palpável, a prova mais leve e tive um pouco mais de facilidade para realizar a prova.”

O aluno fala sobre as diferenças na preparação para a primeira fase em relação à segunda e destaca que sua preparação para a prova prático-profissional consistiu em estudar minuciosamente o conteúdo de Direito do Trabalho (sua opção para a 2ª fase) e elaborar exaustivamente muitas peças, pois assim estaria preparado para o que viria na prova.

“Acho que o que muda é o foco mesmo. Na segunda fase você vai estudar uma matéria específica, acredito que é até um pouco mais fácil, pois você não vai se preocupar com outras disciplinas. É claro, que você deve ter um conhecimento de Direito Processual Civil também, porque às vezes o Direito do Trabalho exige, pode cair uma ação de consignação onde o aluno deverá saber alguns desses detalhes. Então, o que mudou mais da primeira para a segunda fase foi o foco dos estudos, que na 2ª fase era direcionado para apenas uma disciplina, assim treinei muitas peças e fiz um estudo direcionado para este tipo de prova.”

Durante a sua caminhada de preparação para o XXII Exame, Eliel contou com o apoio e o direcionamento do curso Projeto Exame de Ordem, do Gran Cursos Online. Ele destaca que o acompanhamento do curso foi fundamental para compreender e internalizar alguns conceitos e para conseguir definir e estudar tudo aquilo que há de mais importante dentro do amplo conteúdo programático.

“Optei pelo curso pelo fato de ser um curso específico e completamente direcionado para a prova da OAB. Destaco o fato das aulas serem específicas, com foco no Exame de Ordem e dos professores indicarem súmulas, orientações jurisprudenciais e julgados que contribuíram muito com o entendimento de tudo aquilo que era lecionado. Foi essencial para a minha aprovação.”

Ao ver seu nome na lista de aprovados do Exame, ele sentiu a felicidade de um sonho realizado e crê que um dos grandes diferenciais do seu sucesso no XXII Exame de Ordem foi a preparação antecipada aliada a disciplina nos estudos.

Após a aprovação na OAB, o foco agora é na conclusão do último período do curso de Direito. Porém, o entrevistado já pensa nos próximos passos da sua carreira profissional. “Eu pretendo fazer concursos públicos, principalmente Auditor Fiscal do Trabalho, é uma área que eu acho interessante e o salário é muito bom. Não sei se eu vou advogar, estou terminando o 9º semestre da faculdade, mas se eu terminar a faculdade e estiver desempregado provavelmente vou advogar.”

Por fim, ele deixa uma mensagem motivacional para todos os colegas que prestarão as próximas edições dos Exames da OAB:

“A primeira coisa é acreditar muito em Deus. A segunda coisa é acreditar de verdade em você mesmo, você tem que acreditar em você mesmo. As vezes você se acha pouco esforçado ou acha que existem pessoas que estão mais bem preparadas do que você. Mas não é isso que faz você ser aprovado na OAB, é você se dedicar, ter foco e na hora da prova você só deve pensar em você e naquela prova, esquecer o mundo lá fora. Isso é muito importante para se manter concentrado.”


Estude conosco e tenha a melhor preparação para a 2ª fase do XXIII Exame de Ordem!
matricule-se 3

O Gran Cursos Online desenvolveu o Projeto Exame de Ordem focado na aprovação dos bacharéis em Direito no Exame Nacional da Ordem dos Advogados do Brasil. A renomada equipe de professores, formada por mestres, doutores, delegados, defensores públicos, promotores de justiça e especialistas em Direito, preparou um método online que dará o apoio necessário para o estudante se preparar e conseguir a aprovação. O curso proporciona ao candidato uma preparação efetiva por meio de videoaulas com abordagem teórica, confecção de peças jurídicas e resolução de questões subjetivas. É a oportunidade ideal para aqueles que buscam uma preparação completa e a tão sonhada carteira vermelha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *