A disciplina nos estudos e dedicação de Andressa garantiram a ela a aprovação na OAB mesmo antes de se formar. Motive-se!

Por: Projeto Exame de Ordem | Cursos Online

Hoje temos o prazer de receber em nosso quadro de entrevistas “Cheguei Lá”, a jovem, Andressa Nobre,  de 21 anos, estudante de Direito do último semestre, que foi aprovada no XXII Exame de Ordem da OAB, mesmo antes de concluir a graduação.

Andressa sempre soube da importância de se dedicar em sua vida acadêmica para colher bons frutos na futura vida profissional e, com a dedicação e organização empregadas nos estudos, a colheita começou antes mesmo de finalizar a etapa acadêmica.

A futura advogada fez a sua caminhada de preparação acompanhada pelo Projeto Exame de Ordem, do Gran Cursos Online, e o curso serviu para revisar os conhecimentos do curso, para turbinar a preparação para a 2ª fase do Exame e para consolidar a boa base adquirida por ela durante a faculdade.

Atualmente, cursando o último semestre da faculdade, Andressa apenas aguarda concluir o curso de Direito para pegar sua carteirinha e começar a escrever sua história e trajetória profissional na Advocacia. Nessa entrevista, a Gran Aprovada conta alguns detalhes sobre a sua eficiente tática de estudos, que culminou na sua aprovação no XXII Exame de Ordem.

A aluna comenta que a preparação para o Exame de Ordem é um processo feito a longo prazo e que é preciso ter dedicação durante a faculdade para passar por essa etapa sem grandes dificuldades.

“O Exame da Ordem é a repetição de tudo aquilo que você viu durante o seu curso de Direito. Então para quem realmente se dedicou durante o curso, é só mais um Exame para ver se você de fato estudou no período acadêmico. Não é uma coisa como muita gente fala “um bicho-de- sete-cabeças”, mas é porque nem todo mundo tem essa dedicação, esse olhar e essa visão de que o curso de fato é importante e as matérias também são. Acho que esse é o diferencial do aluno que “leva com a barriga” e do aluno que se dedica.”

A aprovada conta que no ensino médio já tinha definido em sua cabeça a faculdade que cursaria. “Já no ensino médio eu sempre tive a ideia na minha cabeça de que eu queria fazer Direito. Sempre estava à frente de tudo na sala de aula, sempre comandava tudo e sempre defendia todo mundo.”

Ela conta sobre a sua dedicação durante todo o curso e sobre a necessidade de alicerçar os conhecimentos de todas as disciplinas do período acadêmico para estar atualizada e para o Exame de Ordem. “Durante todo o curso de Direito eu me dediquei muito. Estudava sempre, não só antes das provas, mas sempre acompanhava as matérias no dia a dia, estudava por doutrinas e sempre gostei de estar atualizada.”

Ela conta que estava insegura quanto a realizar o XXII Exame, pois estava com a rotina cheia de atividades, como estágio, monografia e outros, mas optou por fazer o Exame mesmo antes de terminar a faculdade, pois sabia seria ótimo conseguir uma aprovação precoce e poder se dedicar somente à faculdade no último e derradeiro semestre. “Resolvi fazer o XXII Exame de Ordem no 9º semestre, fiz a inscrição no último momento. Estava com o “pé atrás” pois ficava com medo de não dar tempo, porque foi a época da monografia, fazia estágio obrigatório, estágio fora da faculdade e ainda ter que estudar para a OAB. E aí deu certo, estudei aproximadamente 1 mês e eu passei na 1ª fase.”

Para conseguir conciliar todas as atividades do dia com os estudos para a OAB e para a faculdade ela conta que foi muito disciplinada e empregou muita dedicação para cumprir o seu cronograma de estudos diário.

“Eu parto do pressuposto que quanto mais você faz, mais você consegue fazer. Eu sempre fiz um cronograma e tentava ao máximo cumpri-lo, com disciplina e organização. De manhã eu ia para faculdade, de tarde para o estágio, eu ainda frequentava a academia e depois quando chegava em casa estudava para o Exame de Ordem. Esse semestre foi mais direcionado para o Exame de Ordem.”

Ela lembra que neste período de preparação teve de abdicar de algumas coisas para que conseguisse se manter firme em seu objetivo e destaca que uma das suas virtudes nos estudos é a disciplina e organização. “Organização é essencial. Durante a semana eu estudava aproximadamente 4 horas por dia. Mas aos finais de semana, eu estudava o dia todo, só tinha pausas para almoçar e jantar e pela noite eu saia para espairecer e voltava para os estudos novamente.”

Ela conta sobre algumas táticas de preparação que utilizou na primeira fase da OAB e que deram muito certo para que ela conseguisse assimilar e memorizar conteúdos da ampla gama de matérias cobradas.

“Na primeira fase eu dou a dica de revisar os conteúdos que você não lembra mais, os que você lembra não revise. Escolha as principais matérias para você se dedicar, aproximadamente 7, mais Ética. E resolva muitas questões. Resolver questões são fundamentais para você conhecer a metodologia da banca, como são as questões. Não é difícil, mas eu acho que o treinamento é essencial.”

Ela lembra que logo que fez a prova de primeira fase da OAB teve um período de provas na faculdade, para o qual teve que se dedicar. Assim que esse período de provas acabou, ela seguiu com os estudos para a 2ª fase da OAB. Andressa frisa que o segredo é não dar um intervalo entre a preparação para as duas fases.

“Depois da aprovação na primeira fase, eu tive que focar nas provas da faculdade. Foram aproximadamente duas semanas de provas na faculdade e quando acabaram as provas da faculdade, aí direcionei o foco para a 2ª fase da OAB, não teve descanso. O bom é que eu já estava com a rotina de estudos muito regrada, se você descansar, fica preguiçoso. Então o mais aconselhável é seguir adiante, terminou uma fase já vai para a outra e estuda de imediato e foco na 2ª fase. Não deixe o tempo correr.”

Ela fala sobre a disciplina que foi a sua opção de escolha para a realização da prova de 2ª fase.

“Fiz a 2ª fase em Direito Penal. Quando eu fui olhar as matérias, percebi que Direito Penal era a matéria que eu tinha mais facilidade de aprender em pouco tempo, e também, o meu estágio obrigatório era nessa área. Então acabou que eu aliei tudo e ficou tudo mais fácil. Para a segunda fase, eu fiz o cursinho do Projeto Exame de Ordem do Gran Cursos Online e tive aproximadamente 1 mês e duas semanas para intensificar minha preparação para a prova prático-profissional e deu certo. Ainda nem me formei, mas já me livrei da prova da OAB”

Sobre a preparação para a 2ª fase do Exame, a aluna é enfática ao dizer que é altamente recomendável que os alunos façam um curso específico para a prova da OAB, pois a prova prático-profissional exige um conhecimento mais técnico e mais prático, um bom curso dá o direcionamento certo. Ela lembra que o Gran Cursos Online e o Projeto Exame de Ordem foram essenciais para a sua aprovação no Exame.

Para a segunda fase do Exame, tem que ter um cursinho, eu indico o Gran Cursos Online porque foi essencial para a minha aprovação, de verdade. A metodologia é muito melhor, porque eles liberam as aulas e você faz o seu cronograma. Para quem é organizado e dedicado realmente faz a diferença. Tiveram alguns professores que foram essenciais. Se eu pudesse dar um abraço neles hoje, nesse momento, eu daria. Várias dicas dadas nas aulas me ajudaram muito na hora da prova, mas duas foram essenciais, porque foram questões que eu acertei na “mosca” e um professor falou “foque nisso, isso a banca cobra muito”

Sobre as táticas de preparação para a prova prático-profissional, ela frisa que o treinamento é essencial e que ela treinou peças exaustivamente durante a preparação, para não ter surpresas na hora da prova. “Resolva todas as peças, não ache que vai cair uma apelação ou uma petição inicial. Resolva tudo, porque quem está preparado faz tudo. Resolva várias provas anteriores, eu resolvi pelo menos 10 provas anteriores da 2ª fase. E assista as aulas, se possível todas, mas se não, as que você acha que tem mais dificuldade.”

A aprovada deixa algumas dicas para os alunos que estão estudando para a OAB ou para os que tentaram e não conseguiram lograr êxito.

“Dedicação e foco no que você está fazendo. Por mais que tenham pessoas que falem o quanto é difícil ou que você não consegue. Esqueça o que os outros dizem porque cada um tem o seu tempo e o seu momento. Se não for agora, será em outro momento, mas nunca se esqueça: dedicação é essencial! E por mais que você tenha que abrir mão de algumas coisas, lembre-se, isso é temporário não vai ser para sempre. Uma hora o seu resultado chega e você vai poder desfrutar de tudo que abriu mão.”

Andressa contou com a colaboração da família e do namorado para passar por esta árdua caminhada. Ela conta que tinha finais de semana que via seus pais somente no almoço e pela noite, pois passava o dia inteiro estudando.

Andressa comenta sobre as dificuldades que sentiu durante essa caminhada rumo a aprovação na OAB, comentou sobre os erros que acha que cometeu durante o preparo e atribuiu a sua conquista a sua dedicação e ao seu esforço.

“O meu maior erro foi o nervosismo durante a prova. Lembro que no dia da prova eu estava muito nervosa e lembro que errei duas alternativas de uma questão por besteira. No dia da prova o aluno tem que ficar calmo e sereno.O mais gratificante não é a aprovação, o resultado é saber que toda a caminhada valeu a pena. O maior diferencial é a dedicação, o esforço diário.”

Ela lembra do dia e da sensação de ter visto seu nome figurando a nova lista de aprovados na Ordem dos Advogados do Brasil. “Quando saiu o resultado eu fui procurar o meu nome e, primeiramente, não encontrei. Dei um ctrl + f e não achei meu nome, bateu aquele desespero. Mas depois eu repeti e encontrei. Na hora, estava no estágio, pulei de alegria e comemorei com alguns colegas, a sensação foi indescritível. Espero ver meu nome nos próximos editais de aprovações e Diários Oficiais.”

Andressa comenta sobre os planos que tem para o futuro e sobre qual o caminho profissional que deseja trilhar.

“Eu não pretendo parar de estudar porque eu acho que isso só foi um passo, um passo tão importante quanto os outros mas só foi um. Para um futuro próximo eu pretendo fazer alguns estágios para adquirir prática forense. Pretendo advogar, mas também pretendo estudar para os concursos públicos que estão saindo, pois viso a carreira pública. As pessoas ficam até surpresas quando eu falo, porque eu quero a carreira policial. O meu último objetivo é um concurso de delegado, mas antes eu vou prestar para Agente da Polícia Civil ou para PM e quando eu conseguir, vou estudar para Delegado, porque esse é o meu objetivo.”

Por fim, Andressa deixa uma mensagem para todos os examinandos e bacharéis em Direito que farão as próximas edições do Exame e desejam, assim como ela, “Chegar Lá”:

“Quando você tem um objetivo sempre é bom você seguir adiante. Nunca desista. E se algo te desmotivar, esqueça ou então tente passar por cima disso. Sempre conte com a presença dos seus familiares, eles são essenciais para a sua aprovação. Não se esqueça quando o resultado chegar, agradeça a todos que também te ajudaram, porque eles também fazem parte do seu resultado”


Gostou dessa história? Você pode ser o próximo aprovado! Conheça os cursos do Gran Cursos Online e não perca tempo. Prepare-se com quem tem tradição de aprovação e 27 anos de experiência em concursos públicos e nas provas da OAB. Cursos online com início imediato, visualizações ilimitadas e parcelamento em até 12x sem juros!

E se você foi aprovado com a ajuda do Gran Cursos Online, responda AQUI ao nosso questionário online e compartilhe a sua história de sucesso com quem está na mesma jornada!

Estude conosco e tenha a melhor preparação para o XXIII Exame de Ordem!
matricule-se 3

O Gran Cursos Online desenvolveu o Projeto Exame de Ordem focado na aprovação dos bacharéis em Direito no Exame Nacional da Ordem dos Advogados do Brasil. A renomada equipe de professores, formada por mestres, doutores, delegados, defensores públicos, promotores de justiça e especialistas em Direito, preparou um método online que dará o apoio necessário para o estudante se preparar e conseguir a aprovação. O curso proporciona ao candidato uma preparação efetiva por meio de videoaulas com abordagem teórica, confecção de peças jurídicas e resolução de questões subjetivas. É a oportunidade ideal para aqueles que buscam uma preparação completa e a tão sonhada carteira vermelha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *