10 táticas para melhorar a memória e otimizar os estudos

Por: Projeto Exame de Ordem | Cursos Online

Todos nós desejamos ter uma boa memória, seja para melhorar nossos estudos, nossa carreira profissional ou apenas para nos lembrarmos de tudo que fizemos ao longo do dia.

Para os estudantes, é fundamental otimizar e aproveitar ao máximo seu tempo de estudo. Além disso, uma memória treinada será muito útil para sua vida profissional, porque atualmente precisamos nos reciclar sempre.

Melhorar a memória consiste no processo de melhorar  a capacidade da mente humana de recuperar e memorizar informações .

Neste artigo, vamos listar 10 estratégias para melhorar a memória, que foram extraídas de vários estudos sobre o assunto, livros e artigos sobre psicologia cognitiva.

Como melhorar a memória?

1- Concentre a sua atenção no que está fazendo

A atenção é um dos principais componentes da memória. Para que a informação possa passar da memória de curto prazo para memória de longo prazo, é necessário concentrar a atenção nessa informação. Quando estudar ou tentar memorizar algo, é importante estar em um lugar sem distrações e que nos permita focar a atenção. Assim, o estímulo que interessa se destaca e a memorização é facilitada.

Evite as distrações e fuja do “modo multitarefa”.

2-  Estabeleça sessões regulares de estudo e não deixe tudo para o final

Já está comprovado que os alunos que estudam regularmente aprendem mais do que aqueles que estudam tudo de uma vez. Estudar aos poucos é importante para que o seu cérebro tenha tempo de decodificar a informação e armazená-la na memória de longo prazo.

Organize seu tempo e evite os excessos.

 

3- Estruture e organize as informações

Os pesquisadores têm demonstrado que a informação se organiza na memória em grupos relacionados entre si. Portanto, estruturar e organizar os materiais de estudo, agrupar os conceitos semelhantes ou fazer resumos e tomar notas durante a leitura torna mais fácil a memorização.

Simplifique, esquematize, analise, interaja. Você tem muitas ferramentas e tecnologia para tornar seu aprendizado mais fácil e divertido.

 

4- Utilize técnicas mnemônicas para lembrar as informações

As técnicas mnemônicas são estratégias pessoais utilizadas para lembrar de informações. Elas agem como um “atalho” que nos permite associar algo concreto ao que queremos lembrar. Algumas técnicas consistem em formar palavras utilizando as iniciais das primeiras palavras de uma lista para recordar todos os pontos, memorizar uma série de imagens ou desenhos engraçados, fazer associações com uma música, etc. Nosso cérebro memoriza melhor o que é diferente, curioso ou engraçado.

Estude com bom humor. Utilize sequências ou palavras engraçadas para lembrar.

5- Elabore progressivamente o que está estudando

Para recordar uma informação, é necessário codificar o que está estudando na memória de longo prazo. Para isso, uma técnica muito eficaz é aprofundar um conceito progressivamente. Leia a definição da palavra chave, depois estude essa palavra e finalmente aprofunde com uma definição mais detalhada. Repetir esse processo várias vezes promove a memorização.

Simplifique e adicione novas informações aos poucos.

 

6- Adicione novas informações aos seus conhecimentos

Ao se deparar com o estudo de um material novo e desconhecido, pense em como pode relacioná-lo com o que você já aprendeu. Estabelecer relações entre as novas ideias e as memórias já existentes facilita a memorização.

Os seus conhecimentos o ajudarão a dar sentido e significados às novas informações.

 

7- Visualizar conceitos ajuda a memorização

A visualização é uma das técnicas mais utilizadas para a memorização. É importante prestar atenção às imagens (fotos, diagramas, gráficos), usar cores e símbolos, o mapeamento da mente, desenhos pessoais ou qualquer coisa que facilite a lembrança.

Enfeitar seus apontamentos o ajudará a visualizar melhor a informação e ter um material de estudos mais alegre e significativo.

 

8- Leia em voz alta

As pesquisas sugerem que ler em voz alta melhora significativamente o processo de memorização. Educadores e psicólogos descobriram que quando os alunos ensinam os colegas, compreendem e memorizam melhor os conceitos. Para utilizar essa técnica, você pode estudar com um colega ou alguém da família.

Se você não tem ninguém para ajudá-lo, pode fazer isso imaginando uma conversa ou utilizando imagens, cartazes, bonecos ou outras coisas com que se sinta confortável.

 

9- Comece pelo mais fácil

A ordem da informação pode desempenhar um papel importante no processo de memorização. Uma técnica interessante é reestruturar a informação, começando pelo que é mais fácil de memorizar e dedicando um tempo maior ao que é mais difícil.

Examine a informação e transforme-a em algo fácil de aprender. Identifique a parte mais difícil e dedique um tempo maior ao seu aprendizado.

 

10- Mude sua rotina de estudos

Quebre a rotina e a monotonia. Aumente a eficácia dos esforços, ajudando a melhorar a recuperação da informação a longo prazo. Para isso, basta trocar o local de estudos, mudar os horários ou qualquer outra alteração que pareça interessante. Não é preciso fazer mudanças radicais; bastam alternativas simples.

Introduza alguma novidade na sua rotina de estudos. Esse exercício de criatividade relaxa a mente e produz bons resultados. 

 

Fonte: amenteemaravilhosa.com.br

 

 

 

 

 

Estude conosco e tenha a melhor preparação para o XXIII Exame de Ordem!
matricule-se 3

O Gran Cursos Online desenvolveu o Projeto Exame de Ordem focado na aprovação dos bacharéis em Direito no Exame Nacional da Ordem dos Advogados do Brasil. A renomada equipe de professores, formada por mestres, doutores, delegados, defensores públicos, promotores de justiça e especialistas em Direito, preparou um método online que dará o apoio necessário para o estudante se preparar e conseguir a aprovação. O curso proporciona ao candidato uma preparação efetiva por meio de videoaulas com abordagem teórica, confecção de peças jurídicas e resolução de questões subjetivas. É a oportunidade ideal para aqueles que buscam uma preparação completa e a tão sonhada carteira vermelha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *